Projeto Autobiografia – Livro da vida

Projeto Autobiografia

O Projeto que foi além de uma produção de texto.

O que quero apresentar aqui neste texto não é apenas o projeto realizado, com seus objetivos, justificativas, conteúdos, estratégias de ensino, recursos didáticos, produto final e assim por diante… Mas sim como um projeto foi transformador e ainda conseguiu atingir vários objetivos interdisciplinares. Também desejo ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valorizar, para a família e comunidade, a produção dos alunos.

Logo no início do ano, observei que esta turma, em especial, apresentava dificuldades de relacionamento, em aceitar o outro, queriam sobressair-se frente aos colegas. Como educadora, queria encontrar uma forma de sensibilizar o grupo, mas aparentemente, mesmo com os esforços, não conseguia atingi-los de maneira significativa.

Então surgiu a ideia do projeto, conhecer a história de vida de cada um através de uma produção de texto.

A primeira produção deixou a desejar, mas já esperava por isso. Eles estavam mais preocupados em criticar o outro e esqueciam sua própria produção, que não apresentava sequência temporal, início, meio e fim. A história da vida inteira resumia-se em meia dúzia de linhas, relatadas com pouco entusiasmo e sem sentido entre si. Também foi a maneira que encontrei para perceber quais conteúdos gramaticais  precisavam ser retomados e também trabalhados.

A partir daí, eles apreciaram leituras de biografias e autobiografias  e puderam comparar diferentes histórias de vida de autores conhecidos e apreciados pela literatura brasileira, como : Monteiro Lobato, Santos Dumont, Ricardo Azevedo e Dráuzio Varela.  Esta atividade serviu para dar mais subsídios à escrita dos alunos. Os textos e os debates inspiraram a recordar  episódios marcantes.

Então foi criado um roteiro, segmentando a produção em um subtema por semana, com o objetivo de direcionar a escrita e também para que não ficasse tão cansativo para eles.

Projeto autobiografia

Na primeira produção eles tiveram de escrever sua Apresentação Pessoal. Foi sugerido o nome, idade, data de nascimento, descrever características físicas, defeitos, qualidades e o que mais achasse relevante. Depois chegou a vez de falar sobre seu Nascimento e Família, alguns alunos argumentaram que não se lembravam, foram orientados então a relatar o que seus pais e familiares contavam sobre esses acontecimentos. Na terceira proposta com o tema Coisas que aprendi e ganhei, escreveram momentos de aprendizado que foram especiais e objetos que possuem significado.  E para finalizar, relatar um momento marcante na Escola e outro com os amigos.

Em paralelo, nas aulas de Artes, produziram o autorretrato com espelho e um móbile de quebra-cabeça com sua foto. Os alunos ficaram à vontade para criar o seu, conforme suas habilidades. E durante um mês digitavam seus textos atentando-se para a pontuação e ortografia que o computador acusava.

Até então o projeto estava individualizado, no entanto chegou o momento que mais temia… A REVISÃO. A turma iria ler o texto do colega em voz alta e seria a oportunidade de exercitar vários aspectos da gramática, como também a hora de alterar, acrescentar, criticar, entender e modificar termos quando necessário.

Confesso que estava preocupada com a reação da turma em conhecer a intimidade, desejos e limitações do outro. Será que iriam usar isso como argumento para a próxima discussão ou iriam olhar o próximo de maneira compreensiva e afetuosa?

Tive uma feliz surpresa ao descobrir que para cada história revisada, o coração estava aberto. Eles riram, se emocionaram, apoiaram, levantaram questionamentos que foram convenientes para aprimorar e esclarecer a produção e os momentos mais marcantes foram quando todos se abraçavam nas passagens mais emocionantes.  Também abriu-se espaço para comentários, além das perguntas. Demonstraram  sinceridade e respeito.

Os alunos que tinham seus textos revisados foram orientados a analisar cuidadosamente as críticas e sugestões dos colegas, como também ter uma postura crítica para verificar a pertinência do que foi dito pelo colega e a autocrítica para reconhecer os pontos que precisavam melhorar. Depois de finalizadas as revisões, criaram uma poesia coletiva para apresentar o livro e estão enriquecendo cada história de vida com ilustrações e fotografias.

Agora os alunos estão organizando  sua exposição dos livros digitais na Mostra de Artes que acontecerá em novembro. Não percam este momento, apreciem, elogiem, perguntem, façam parte da vida deles também.

Projeto Autobiografia

Projeto Autobiografia

Projeto Autobiografia

Participaram deste projeto também as professoras Maria do Carmo (Artes), na produção do autorretrato, a professora Cristina (Informática), para dar o suporte ao livro digital, e a professora Erika que norteou pontos importantes do projeto e acompanhou pelos bastidores as produções e as evoluções dos alunos quanto à escrita. Os pais colaboraram no envio dos materiais necessários como o espelho, fotos, mídia.  E é claro, as crianças superaram desafios, venceram as barreiras da insegurança na escrita e até de mostrar um lado muito particular que poucos conheciam. Aprenderam a valorizar a produção e a história de vida do outro.

Já tenho muitas ideias para aprimorar, complementar este projeto tão rico e prazeroso que se tornou permanente para as turmas do 3º ano.

Com carinho

Prof. Juliana Lacalle

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Projeto Autobiografia – Livro da vida

  1. Claudia Vicente santos disse:

    Pro Ju, parabéns pela iniciativa. Você sempre me surpreendendo.
    Parabéns a Carminha, Cristina e Erika. Não tem preço ver a carinha deles ver o desafio se concretizando.

  2. marilene garcia sillas disse:

    Parabéns professoras pelo carinho e respeito a nossas crianças… vocês são ótimas obrigado vó Marilene

  3. Simone Faria disse:

    Me emocionei ao ler seu relato sobre o projeto. Felizmente ainda há educadores preocupados com o lado pessoal, levando em conta a história de cada um e não apenas com o coletivo.

    Parabéns

  4. Amélia Silva Sousa Montanha disse:

    Parabéns Ju, é um trabalho maravilhoso, tenho certeza de que você não só alcançou seus objetivos como também aprendeu muito com eles nesse livro da vida.

  5. vania villani disse:

    JU sou sua fã desde sempre… a maneira como você lida com essas crianças é a prova de que você é especial.Um amor pelo que faz dentro de si que só pode resultar nisso.
    Você ensina que uma educadora vai além de ensinar conteúdo. Uma educadora esta atenta a problemas na vida de seus alunos e utiliza esses projetos para poder ajudar na vida deles que as vezes ja são tão complicadas…. Você é sem dúvida meu exemplo de EDUCADORA aprendi demais com você.

  6. Daniela disse:

    Parabéns Jú relato lindo! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s